terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Detergente para roupa caseiro

Olá a todos,

Hoje deixo aqui mais uma receita de detergentes caseiros. Desta vez é detergente para a máquina de lavar roupa.

Ingredientes:
- 1 medida de Flocos de sabão (tenho família em Inglaterra que me trouxe a embalagem que vêem na imagem, mas podem ralar um sabão daqueles amarelos que serve perfeitamente)
- 1/2 medida de Branqueador (usei da Ecover, um pouco mais caro mas penso que vale a pena)
- 1/2 medida de Carbonato de sódio (a família também trouxe soda crystals de Inglaterra porque não consegui encontrar aqui nas redondezas mas tentem numa drogaria)
- Algumas gotas de óleo essencial (não usei desta vez mas vou usar da próxima para dar um cheirinho, tenho de Jasmim mas bom, bom é de Tea Tree)


Ficou assim como vêem na imagem. Lavou a roupa muito bem, simplesmente não a deixou perfumada, daí eu dizer que da próxima vou colocar o óleo essencial. Para que fique bem espalhado tem de ser bem "amassado" com os outros ingredientes (como se estivéssemos a esfarelar).
Outra coisa a ter em conta é a quantidade a usar. Eu usei o compartimento da máquina cheio mas penso que devia ter usado muito menos quantidade porque fez imensa espuma.
Aqui fica a imagem:
O primeiro blog onde vi receitas de detergentes foi aqui.

8 comentários :

  1. Olá primeiro que nada quero te dar os parabéns pelo o blog!Não sei como o descobri,mas ainda bem que descobri porque tou muito feliz por seguir as tuas ideias.Já pós em pratica as receitas dos detergentes caseiros,mas tenho uma duvida onde compro o carbonato de sódio?Também queria saber quantas doses dá a receita do detergente da roupa?

    ResponderEliminar
  2. olá primeiro que nada quero te dar os parabéns pelo teu blog,é muito interessante!Quero te perguntar aonde compras o carbonato de sódio?Também gostava de saber quantas doses dá a receita do detergente da roupa?Eu já pós em pratica as outras receitas de detergentes e adorei,mas o amaciador ficou muito duro,acho que foi de ter usado sabão clarim!

    ResponderEliminar
  3. A minha curiosidade com detergentes caseiros começou quando vi este blog - http://livingbyhisgracealone.blogspot.com/2010/10/homemade-laundry-soap-tutorial.html

    Parece-me fácil de fazer e com uma boa consistência.
    Gostaria de perguntar-lhe se me saberá informar se o BORAX é o mesmo que Bicarbonato de Sódio.

    Agradeço a atenção.
    Cumprimentos,
    Filipa Sompy

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa.

    Borax é borato de sódio, nada mais, nada menos do que um branqueador, que poderá colocar ou não. É à sua escolha. Eu coloquei branqueador em vez de borax para evitar a dúvida que me colocou. Assim é mais fácil de perceberem.

    Borax e carbonato de sódio são coisas diferentes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia, vi o seu blog e queria muito saber como faz passo a passo o detergente, a minha mãe já faz sabão para lavar roupa à mão e queria muito saber fazer detergente para a máquina, a essencia que falou onde compra? Envie-me um e-mail por favor
    fonseca.susana@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Anabela,
    Descobri este blog hoje por acaso e já vi muitas ideias que quero experimentar em casa, obrigada! Já há bastante tempo que faço o detergente para a máquina da roupa e por isso venho partilhar a minha experiência. Uso a receita da Soule Mama (www.soulemama.com), que é:
    1 cup de borato de sódio (Borax)
    1 cup de carborato de sódio (washing soda)
    1 cup de bicarbonato de sódio (baking soda)
    2 cups de sabão clarim ou sabão de Marselha (este sabão julgo que só há no Leroy Merlin) ralado. Nunca encontrei cá à venda soap flakes por isso ralo eu o sabão e guardo numa caixa.
    Claro que em vex de cups se pode usar qualquer medida desde que se mantenha a proporção. Compro o borato, o carbonato e o bicarbonato em embalagens de 1 kilo na farmácia (tenho sempre que encomendar porque nunca há para entrega imediata).
    Gosto tanto do resultado que não voltei a comprar Skip mas ao contrário do que acontece noutros países, onde estes produtos se compram todos no supermercado e são muito baratos, não me parece que poupe dinheiro. Uso é um produto que não é tóxico e não estraga a roupa e acho que vale a pena.
    Obrigada pelas dicas úteis, vou passar a seguir o blog :)
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá, estou a reunir os ingredientes para fazer o detergente da roupa caseiro, aproveitando que o meu (de supermercado) acabou.
    O sabão, usarei clarim e irei ralá-lo... deve dar um bocadinho de trabalho, mas vou experimentar; o carbonato de sódio vende-se em drogarias (nem todas) e o Ecover compro num supermercado ou na BioCoop. O óleo, tenho sempre "resmas" deles é só escolher um!
    Mas, surgiu-me uma dúvida: que quantidade de água junto?

    Obrigada pelo seu blog! Tenho vindo ler, nas últimas semanas, muitas das suas sugestões. E quero pô-las em prática... =) Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.

      Para este detergente não se junta água porque ele é seco. Basta depois colocar um pouco menos do que a medida habitual, na máquina e já está.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover