quarta-feira, 14 de Outubro de 2009

Pasta dentífrica caseira

Olá a todos,

Venho aqui deixar mais uma receita, desta vez de pasta dentífrica.

Os ingredientes são:

- 200 g de bicarbonato de sódio
- Uma pitada (pequenina mesmo) de sal
- 1 colher sopa de glicerina
- Água morna q.b.
- 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- Corante alimentar (opcional)

Se puderem moer o bicarbonato junto com o sal de modo que fique com a consistência de açúcar em pó, melhor ficará.

Colocar o bicarbonato e o sal numa taça, juntar a glicerina e mexer bem, juntar depois a água para fazer a consistência que se deseja (juntar algumas gotas de cada vez). Depois de mexer bem colocar o óleo essencial e o corante, se assim o desejar. Deixo uma foto do que fiz há alguns dias. Consegui colocar dentro das bisnagas da pasta comercial o que é bastante bom. Aconselho a fazer pouco de cada vez para garantir a qualidade, já que todos os produtos que levam água deterioram-se mais rapidamente


Prós: O preço nem se fala, muito mais barato e o melhor é que deixa um hálito muito bom, os dentes bem lavadinhos sem os químicos que não precisamos.

Contras: É um pouco difícil de habituar porque é bastante diferente das pastas dentífricas comerciais, não faz espuma nenhuma (precisamente porque não tem químicos) e é um pouco salgado (daí eu dizer para adicionarem muito pouco sal).

De qualquer forma aconselho a experimentarem para saberem como é e, quem sabe, até conseguem continuar. Eu consigo perfeitamente.

Para outras receitas vejam o link.

Desejo um óptimo dia a quem visitar.

4 comentários :

  1. ola
    adoro o teu cantinho
    tentei fazer a pasta de dentes mas não estou a conseguir colocar dentro de uma embalagem,então coloquei num frasco mas o que acontece e que a agua se separa do bicarbonato. isto quer dizer, a pasta fica seca no fundo do frasco.espero que consigas perceber e que me possas ajudar porque acontece isto.obrigada bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria e Patrícia,

    Fico contente por gostares do meu cantinho :)

    Olha, isso acontece-me sempre também e não é a água, é a glicerina misturada com as gotas de óleo essencial e o corante. Não te preocupes com isso, não há problema. Ultimamente também já coloco num frasco porque a bisnaga já se estragou, portanto foi para o lixo.

    O que faço simplesmente é misturar num cantinho com a própria escova de dentes (que está sempre dentro dum copo com água oxigenada)para que possa tirar os ingredientes todos misturados.

    Espero ter ajudado.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. obrigada Anabela,
    estou a conseguir lavar os dentes com esta pasta, tenho me habituado muito bem inclusive a minha filha. Esta a ser agradável seguir as tuas receitas.
    já fiz o desodorizante ,o amaciador , e a pasta de dentes.
    Mas agora só me falta o champô, a Anabela por acaso não tem uma receita caseira para o seu champô?
    (já procurei no blog e não encontrei)
    Obrigada mais uma vez pela atenção...

    ResponderEliminar
  4. Olá novamente.

    Ainda bem que está a conseguir habituar-se. De início é um pouco difícil. O champô estou a tratar. Depois venho cá dar a receita.

    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover