quinta-feira, 4 de Março de 2010

Iogurteira feita em casa e de baixíssimo custo!

Olá a todos,

Hoje venho deixar um post que penso ser bastante útil, principalmente porque descubro cada vez mais pessoas a fazer iogurtes em casa.
Então não é que o maridão descobriu (a pesquisar pela net) uma forma de fazer uma iogurteira em casa a um custo baixíssimo!? Isto porque uma iogurteira não é mais do que uma incubadora das bactérias que fazem o iogurte. Para fazerem o iogurte basta seguirem este link.

Algo importante a saber é que elas só sobrevivem e fazem o seu trabalho se estiverem entre os 35 e os 45ºC. Por isso se juntarem leite demasiado quente ao iogurte matam as bactérias ou se a temperatura de incubação for inferior aos 35ºC, não há iogurtes para ninguém.

Portanto a incubadora é feita da seguinte forma (não vou escrever muito pois penso que as imagens são bastante esclarecedoras):

1º Arranjar o seguinte material: caixa de resmas de papel, cola (baton ou líquida), papel de alumínio, lâmpada normal de 25 W, casquilho e fio eléctrico (não sei se será o nome correcto) para ligar a uma tomada.

 2º Fazer um furo na tampa da caixa, no centro desta, com o mesmo diâmetro do casquilho (da parte onde se enrosca a lâmpada).
3º Forrar a parte dentro da caixa com papel de alumínio (é um óptimo isolante que permite que a temperatura se mantenha estável), utilizando cola daquela tipo UHU, pode ser baton ou líquida (o meu marido usou líquida porque cola melhor).
 4º Para fazer a ligação eléctrica é necessário cortar o fio de terra e depois ligar o fio neutro e o da fase (dá jeito saber um pouco de electricidade, eu sou uma naba!)

5º Montar a parte do casquilho e lâmpada.

6º e voilá, aqui está uma iogurteira a um custo mesmo baixíssimo!

Em utilização...


 Um verdadeiro espectáculo!

Aproveitem a vida e ajudem o planeta, que só temos este!

34 comentários :

  1. k ideia fantástica...
    Ficam bons ?
    bjs
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Sim, ficam muito bons, tal como se tivessem sido feitos numa iogurteira comercial.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. olá linda,

    Costumo seguir o teu blog, e como também não tenho iogurteira achei esta ideia simplesmente genial.....vou po o meu marido a fazer eheheh..

    diz-me uma coisa onde arranjas-te os teus frasquinhos?? são de iogurte?? e metes assim sem tampa nem nada??

    já agora muitas felicidades para a tua favinha..

    bjocas

    cita

    ResponderEliminar
  4. Que ideia fantástica! Só mesmo tu!!! =)
    Vou ver se convenço o marido a me ajudar a concretizar!

    ResponderEliminar
  5. Que ideia fantástica! Só mesmo tu!!! =)
    Vou ver se convenço o marido a me ajudar a concretizar!

    ResponderEliminar
  6. Olá, adorei este teu espaço virtual! Fascinei-me com a tua iorguteira, mas sou um pouco desastrada no que se trata a estas coisas, por isso, pergunto: como é que se fazem iogurtes em casa? Quanto tempo demora a fazer? Como controlas a temperatura?! Sim, frequentei demasiados anos o curso de engenharia e passei demasiado tempo em laboratório e continuo com problemas com as receitas mais básicas!... Se me puderes ajudar... Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Boas, ideia engenhosa e fabulosa.
    Só precisava que me explicasses umas coisitas, pode ser ?
    Aqui vai:
    A receita para fazer os iogurtes. Quanto tempo têm que ficar a incubar?
    E como já foi questionado , se ficam destapados os frasquinhos?

    Obrigada

    Continua o teu blog que está óptimo

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais peço desculpa por só agora responder às questões deste post mas por lapso foram deixadas para trás.

    Cita,

    Parte dos frascos são da minha iogurteira comercial, outros comprei na loja CASA e outros são de iogurtes de comerciais. E sim, faço-os sem tampa, só depois de feitos são tapados.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tina,

    Podes ver neste post como se faz tudo.

    http://aproveitaravidaja.blogspot.com/2009/09/pois-e-sabiam-que-podem-fazer-iogurtes.html

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Sandra Caniço,

    Obrigada pelas palavras.

    Podem ficar entre 4 a 6 horas mas como aqueço os fracos no microondas, ao fim de 4 horas já estão prontos. E ponho sem tampa, já na máquina comercial também metia sem tampa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito dessa ideia. Já agora, os frascos de iogurtes têm de ser frascos próprios ou podem-se usar aqueles frascos de fruta da nestle que damos ao bebe? Tipo estes http://farm5.static.flickr.com/4012/4638596454_54025ce8c9.jpg ou tem de se usar frascos próprios? E quanto tempo t~em de ficar os iogurtes na "iogurteira"?

    ResponderEliminar
  12. Pandora,

    Os frascos que indicaste são excelentes. Os meus iogurtes costumam estar prontos em cerca de 4 horas, mais ou menos, porque o leite é colocado morno nos frascos e estes também já estão quentes por terem ido ao microondas para esterilizar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Eu ainda poupo mais, porque faço o meu iogurte caseiro num termos para sólidos, portanto não tenho nenhuma lâmpada acesa. Apenas escaldo o termos com água a ferver antes de lá colocar o leite. O processo é bastante mais lento, cerca de 8 a 12 horas, mas com custo zero de electricidade!

    ResponderEliminar
  14. Viva Anabela

    Aconteceu-nos um pequeno problema com a iogurteira de baixo custo: fechamos a tampa quase totalmente para os iogurtes ficarem 'a germinar' e passados uns minutos ouvimos um estouro... fomos ver e ficamos de boca aberta: a lâmpada estourou e o vidro partiu direitinho caindo ao lado dos iogurtes... substituímos a lâmpada e voltamos a fechar mas não totalmente (ficou praticamente encostado)... alguém sabe explicar o que aconteceu??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Penso que utilizas-te uma lâmpada com mais de 25 Watt que gerou uma temperatura no interior muito elevada.
      Gaspar

      Eliminar
    2. Olá,

      Atenção à marca da lâmpada...existem algumas de muito má qualidade...e por vezes estoiram sem razão alguma...

      Recomendo uma destas marcas,
      OSRAM, PHILIPS entre outras mas penso q para o caso ñ interessa estar aqui a colocar uma lista de marcas...

      Outra situação a ter em conta, verifique se o fio azul(neutro) e o castanho(fase) ao apertarem no casquilho ñ ficaram demasiado descarnados e se por isso se podem tocar.

      Uma terceira hipotese é a caixa ser demasiado pequena e a temperatura ter subido muito acima dos tais 35graus e aliado a algum defeito da lampada ter provocado o incidente relatado.

      Cumps,

      Eu sou electricista e agora vou ser iogurteiro ;)

      Eliminar
  15. Olá Maria.

    Também fiquei espantada com o que me contou porque a mim nunca me aconteceu e já uso a iogurteira há bastante tempo.

    Foi a primeira vez que usou a iogurteira? Depois com a nova lâmpada não houve mais problema?

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Sim Anabela é a primeira vez que usamos a iogurteira e até ver não aconteceu nada à segunda lâmpada (25W). A caixa não está totalmente fechada, a tampa está fechada de um lado mas encostada do outro. A ver vamos... amanhã dou mais notícias. Vamos lá ver como se vão sair os iogurtes...

    ResponderEliminar
  17. Esqueci-me de agradecer e de mandar beijinhos, desculpe :)

    ResponderEliminar
  18. Mas que coisa original! Já tinha visto fazer iogurtes com panela de pressão, mas isto supera tudo!!!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Se utilizar o forno não tem o mesmo efeito??

    ResponderEliminar
  20. Se colocar no forno não tem o mesmo efeito???

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde.

    O efeito final poderá ser o mesmo, a electricidade que gasta é que não.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Fantástico essa ideia. Gostei muitio do teu blog, vou seguir...
    Bjkas

    ResponderEliminar
  23. Olá Anabela.
    Achei esta ideia para iogurteira fantástica assim como tudo o que está no blog mas, decidi comentar para lhe dizer que adorei a reportagem para a RTP sobre este assunto (acabei de ver).

    Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Antónia. Ainda bem que gostou. Eu estava super, hiper, mega nervosa :)

      Bjs,
      Anabela

      Eliminar
  24. Esta ideia é muito boa, mas eu encontrei uma melhor e mais económica: com uma mala térmica( pic nic). Já fiz várias vezes e o iogurte fica ótimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia aqui foi re-aproveitar materiais. A mala térmica tem um custo inicial superior, mas de facto temos conhecimento de que funciona, bem como por exemplo numa panela de pressão.

      Existem várias soluções, para todos os bolsos e para todos os gostos, o que interessa é que no final tenhamos os nossos iogurtes saudáveis para comer ;)

      Eliminar
    2. Estou a iniciar-me nesta aventura dos iogurtes, como faz na mala termica?
      Quanto tempo ficam a fermentar'
      Enrola a mala em alguma manta?
      obrigada.

      Eliminar
  25. Os meus parabens pela ideia genial

    ResponderEliminar
  26. É uma óptima ideia, sem dúvida, mas se quiserem uma ainda mais simples e bastante económica que também funciona às mil maravilhas (é assim que eu faço os meus em casa)é: pré aqueço o forno só até ficar um ambiente ligeiramente aquecido ~37ºC (normalmente durante o tempo de preparar a mistura) e depois desligo. Faço os iogurtes com o leite ligeiramente morno e depois de divididos coloco-os num tabuleiro envolvo numa mantinha polar e deixo-os no forno (desligado) a fermentar até ao dia seguinte. Normalmente faço isto no início da noite e de manhã coloco-os no frigorífico. Ficam óptimos e só gasto um bocadinho de energia a aquecer ligeiramente o forno, para ele fazer depois de "incubadora". Experimentem :) Espero que gostem.

    ResponderEliminar
  27. Olá Anabela,
    Já dei uma série de voltas aqui pela Suiça e não há maneira de encontrar ninguém que me arranje uma caixa dessas de papel para impressora a solução será arranjar uma caixa no Ikea.
    Existem algumas medidas que devo respeitar? Havendo, será possível facultar-me as mesmas?
    Fico aguardar notícias e obrigada pelo post tão detalhado!

    ResponderEliminar
  28. Olá Anabela,
    Fiquei muito interessada em fazer a iogurteira mas já dei imensas voltas aqui na Suiça e não consigo encontrar ninguém que me arranje uma caixa dessas de papel para impressora. A solução será comprar uma no Ikea.
    Existem algumas medidas que deva respeitar? Havendo, podia facultar-me as mesmas?
    Fico aguardar uma resposta sua e muito obrigada pela partilha do post!
    Vânia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover