segunda-feira, 17 de Junho de 2013

Cantinhos de brincadeira

Ontem foi dia de arrumações e organizações no quarto do Tiago. Falta ainda a roupa de Inverno mas como o sol anda muito escondido, tenho de esperar para fazer esta segunda parte.

Próximo passo, o sotão. Está com tralha, com graves problemas de humidade, com sujidade e mais um sem número de coisas que precisam ser tratadas.

Coisas a fazer:

- Doar livros e mais livros à biblioteca
- Doar estantes e peças decorativas para a REMAR
- Levar tudo o que é material de trabalhos manuais para o atelier/sala de estudo.
- Limpar, limpar, limpar...
- Criar um espaço de brincadeira para o Tiago

Gostaria de transformar uma zona do sotão numa espécie de playroom para ele. Seria composta pelas seguintes áreas (com imagens para inspiração):

Cantinho da leitura (temos um colchão que podemos aproveitar)


Cantinho do desenho (decididamente não com tesouras de fundo, mais parece um arsenal de armas)

  
  

Cantinho da construção (porque a minha sogra guardou todos os legos do filho, que agora são para o neto. YUPI!!!)
Versão modesta
Versão arrojada
Quanto à decoração das paredes, gostaria de colocar letras, mais ou menos como estas imagens...


 Agora é só mesmo passar do plano à acção.

E com isto feito, só posso dizer que já estive mais longe da ideia do ensino doméstico...

assinatura

8 comentários :

  1. Gostei muito do seu blogue!Parabéns, beijinhos...

    ResponderEliminar
  2. Acho uma boa ideia! Aproveitar os espaços assim! Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Ameeei o seu blog!
    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderEliminar
  4. Dicas preciosas para quem tem filhos. Sempre em alta, Anabela :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu vou fazer em breve o quarto da minha bebé de 9 meses...estava a pensar partir umas paredes e fundir com o quarto da irmã..para ficar um quartinho maior...de um lado as camas e um ambiente mais calmo e sossegado que convide ao descanso e do outro as letras do alfabeto pelas paredes assim..os brinquedos em caixas coloridas..uma mesa grande corrida para pinturas..desenhos..plasticina e um dia trabalhos de casa e livros pelas paredes com um cantinho pequenino com um puff e umas almofadas para leitura...o que acha??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me lindamente. Falta só passar à acção.

      Bjs,
      Anabela

      Eliminar
  6. Com ensino doméstico tens que ter um cuidado: garantir interacção social constante com os pares. É algo essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional, assim como para outras competências internacionais tão essenciais à condição humana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónimo. Obrigada pelo comentário.

      Sempre foi uma preocupação nossa o Tiago interagir com crianças. Por estarmos com ele em casa, procurámos que tivesse brincadeiras com crianças. O que fizemos até ele entrar na escolinha (este ano) foi tê-lo em alguma actividade desportiva (natação e agora ginástica), ir muitas vezes a parques ou locais com crianças e tinha cá em casa um dia por semana em que ele brincava com meninos mais novos que tinha nas explicações.

      Hoje vejo que ajudou imenso porque na escola a educadora já comentou comigo que está admirada como é que ele se adaptou rapidamente (e confesso que eu também), sendo que sempre esteve em casa com os pais e o avô.

      Este é um tema sobre o qual gostaria de aprender. Pergunto-lhe se me consegue aconselhar algum livro sobre o tema, inteligência emocional nas crianças.

      Cumprimentos,
      Anabela

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover